Março Amarelo

Março é o mês internacional do cuidado e prevenção de doença renal crônica (DRC) que é uma alteração degenerativa de um ou dos dois rins que geralmente acomete animais mais velhos.

Não só os humanos podem sofrer de problemas renais, nossos pets também podem ter problemas renais. Os felinos são os mais acometidos.

Março Amarelo vem para ajudar a conscientizar que a prevenção e o diagnóstico precoce é a melhor solução.

Os check-ups periódicos realizados por Médicos Veterinários são fundamentais para a detecção precoce da doença (DRC), já que se trata de uma doença silenciosa.

Por exemplo um gato geralmente só começa a apresentar sintomas quando já tem pelo menos 75% de perda da função renal.

O sinais mais comuns da Doença Renal Crônica (DRC) são perda de peso, aumento da ingestão de água e do volume de urina, queda de pelos, diminuição do apetite, vômitos, diarreia e infecções urinárias.

O diagnóstico da Doença Renal Crônica (DRC) é feito através de exame de sangue e urina, após a confirmação é realizado o tratamento, que deve ser realizado de acordo com o grau da doença.

A dieta tem um papel importante, já que dietas com uma grande quantidade de proteína e fósforo aumentam a evolução da doença. E deve ser utilizado medicamentos específicos prescritos pelo Médico Veterinário.

Médica Veterinária Jenifer Pamela Raposo